A Rosácea é uma doença inflamatória crônica da pele que acontece em pessoas geneticamente predispostas. Vários são os fatores que pioram a doença.
A Rosácea é uma doença inflamatória crônica da pele que acontece em pessoas geneticamente predispostas. Vários são os fatores que pioram a doença.
A Rosácea, antigamente chamada de Acne Rosácea é uma doença inflamatória crônica comum da pele, que acomete principalmente os adultos após os 30 anos de idade, mais frequentemente mulheres do que homens. Os homens, porém, tendem a ter quadros mais graves.
Inicia com uma tendência a ruborizar a pele com maior facilidade que outras pessoas, frente a vários estímulos. Com o passar do tempo esse vermelhidão se torna constante e se espalha pela face dos pacientes acometidos. A Rosácea tende a piorar com o tempo, levando a modificações na face dos pacientes.
No início da doença as manifestações aparecem em forma de crises com o aparecimento de vermelhidão na face, principalmente nas bochechas, com sensação de calor, ardência ou pinicação. Com o passar do tempo esse vermelhidão se torna fixo e vasinhos de sangue aparecem, junto com lesões tipo espinhas.
Não se sabe a causa exata da Rosácea, mas estudos apontam algumas direções:
Não existe cura para a Rosácea, mas o controle é feito muito satisfatoriamente com os tratamentos disponíveis. O tratamento inclui produtos de uso tópico para diminuir a inflamação como ácido azeláico, metronidazol e peróxido de benzoíla. Produtos para reduzir o eritema/vermelhidão como a nafazolina e a brimonidina. Estes produtos não tratam a doença em si, mas mascaram os sintomas. Podem ser usados em fases de piora ou para eventos sociais.
Medicações de uso oral como os antibióticos tetraciclina e minociclina são necessários para os casos de pápulo-pústulas. A Isotretinoína oral pode ser usada em todas as formas da doença, em esquemas e doses diferentes das para acne. O tratamento a laser visa à eliminação dos vasos proeminentes na face. A energia do laser é absorvida pela hemoglobina do vaso de sangue, destruindo-o. Em geral são necessárias cerca de 3 a 6 sessões para um clareamento completo, variando conforme a intensidade da doença.