Melanose Solar

Clínica Carla Vidal / Melanose Solar

A melanose solar, popularmente chamada de Mancha senil é uma lesão de pele que aparece por efeito cumulativo do sol. Pode ser tratada em consultório médico.

A Melanose solar é popularmente conhecida como mancha senil, pois costuma aparecer mais tarde na vida, mas são na verdade manchas decorrentes da exposição solar. O dano do sol é cumulativo e por isso se falava em manchas da idade, porém nos últimos anos observamos cada vez mais jovens com estas lesões por não fazerem a proteção solar correta.

São manchas acastanhadas geralmente pequeninas, mas que podem chegar a alguns centímetros de tamanho. Aparecem nas áreas expostas ao sol como face, colo, ombros, braços, pernas e mãos.

A exposição solar aumenta o número e a atividade das células que produzem pigmento – os melanócitos – escurecendo a pele. As partes do corpo que ficam protegidas do sol no dia a dia, como axilas e barriga, não tem estas manchas.

Tratamentos

O clareamento das manchas é feito no consultório médico com lasers ou peelings químicos. O paciente deve manter o tratamento com produtos para uso noturno e filtro solar diariamente.

Como prevenir

Com o uso diário de filtro solar desde a infância, em todas as áreas não cobertas pelas roupas. Reaplique o filtro a cada 4 horas.

Estas manchas devem ser avaliadas pelo dermatologista antes de qualquer procedimento, pois aos olhos não treinados podem se parecer muito com um tipo de Câncer de pele chamado Lentigo Maligno Melanoma.